sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Salada Refrescante

Ontem fiz uma salada que achei refrescante. Na noite anterior assei duas berinjelas médias inteiras no forno, até que ficassem meio murchas, guardei na geladeira. No dia segunte tirei a casca, ficou mais fácil cortá-las ao meio e raspar a polpa toda, soquei com socador, coloquei suco de meio limão pequeno e sal, reservei. Piquei muidinho uma cebola e dourei em pouco óleo, deixei esfriar. Piquei miudinho meio pimentão verde e acrescentei à berinjela. Depois peguei dois tomates, retirei a polpa e piquei miudinho também, acabei usando um tomate e meio apenas. Juntei à berinjela e já aproveitei e coloquei a cebola. Misturei tudo e dei um toque com azeite virgem. Fica ótima para fazer trouxinha de alface, ou comer pura ou do jeiro que você preferir.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Perdiz que virou Frango

Outro dia, mexendo em alguns papéis, achei uma receita de perdiz do Chef Claude Troisgros, que achei ótima e resolvi testar, mas da minha maneira. Ficou deliciosa. Fiz uma marinada com alho, cebola bem picadinha e vinho branco. Coloquei nesta mistura dois pedaços de frango desossado (coxa e sobrecoxa). Deixei reservado por duas horas. Depois retirei o frango da marinada, sequei cada pedaço, passei pimenta do reino e sal. Aqueci óleo uma panela de ferro e quando estava bem quente, coloquei os pedaços de frango, com a pele para baixo. Deixei dourar e fiz o mesmo com o outro lado, fui virando até que estivesse cozido, retirei da panela e reservei. Na mesma panela coloquei mini cebolinhas cortadas ao meio e cogumelos paris bem grandes, cortados ao meio também. Deixei refogar. Coei a marinada e acrescentei o coado na panela, deixando cozinhar até formar um molho mais espesso, fui colocando aos poucos o líquido da marinada. Acrescentei uma lata de creme de leite com o soro e uma maçã vermelha sem casca fatiada. Deixei ferver levemente e acrescentei os pedaços de frango, que finalizaram o cozimento no molho. Ficou simplesmente fantástico!

Adoro esta berinjela

Como uma boa geminiana, há dias em que adoro cozinhar “a olho”, em outros não consigo me ver sem a receita bem detalhada, mesmo que depois eu faça as minhas alterações.

Faço um antipasti de berinjela que adoro comer com pão sueco quando chego em casa, cansada e com fome. Cada vez que preparo esta receita faço alguma coisa diferente, a desta semana foi para mim a mais simples, há dias em que me dá prazer ser simples, mas geralmente faço uma alquimia que nem sempre entendo ou consigo repetir, vou misturando ervas, temperos e condimentos, conforme sinto seus aromas. No final sempre gosto do sabor.

Peguei duas berinjelas médias, duas cebolas médias, um pimentão verde bem grande e meio punhado de passas de uvas pretas e outro de uvas brancas, sal, pimenta síria (não consigo viver sem ela), pimenta jalapenã, molho de tahine com pimenta e orégano. Quando estou mais inspirada também posso usar pimenta da jamaica que é adocicada e fica ótima nesta preparação, alho fatiado, zaatar e até mesmo cominho. Piquei as berinjelas, as cebolas e o pimentão bem miúdos, usei um ralador alemão maravilhoso que deixa tudo padronizado, sem grande esforço. No começo fazia um picado à mão mais graúdo, mas nas últimas vezes esse bem miudinho deixou a preparação mais delicada, perfeita para comer com torradinhas. Coloquei tudo numa grande assadeira, misturei os condimentos e reguei com bastante azeite de oliva. O segredo é o azeite, que não deixa queimar a delicada berinjela, que fica por mais de hora assando em calor médio. Mexi pelo menos três vezes durante o cozimento e na terceira mexida coloquei as passas e mais azeite. Tirei do forno e depois de frio, passei para um recipiente com tampa. Deixo guardada na geladeira por vários dias. Uma vez fiz uma receita dupla que se manteve ótima por duas semanas na geladeira, o azeite ajuda a conservar.