terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Berinjelas recheadas









Enfim a última receita deste dia, que acabou se transformando em duas.
Usei duas berinjelas grandes, cortei ao meio no sentido longitudinal e retirei boa parte da polpa, coloquei as quatro metades de molho em água com sal por 30 minutos, depois lavei e sequei com papel toalha. Piquei a polpa e levei ao fogo com uma pitada de sal e pasta de alho, depois de cozida, reservei. Piquei uma cebola grande bem, bem miudinha, fritei com pouco óleo e juntei uma quantidade de carne moída, creio que uns 400 gramas, temperei com cominho, zaatar, pimenta síria e pimenta do reino, depois acertei o sal. Não deixei a carne secar totalmente, juntei a polpa reservada e com esta mistura recheei as quatro metades das berinjelas.
Duas metades eu cobri com queijo minas frescal ralado e tomates cerejas fatiados, por cima espalhei orégano.
As outras duas cobri com uma pasta de pimentões vermelhos e hortelã picadinha. A pasta fiz assim: assei o pimentão como se fosse fazer o napolitano, descasquei, piquei em cubos pequenos, levei ao fogo com um pouco de azeite, pasta de alho e sal e refoguei com alguns minutos, cerca de 5 ou 6 min. Então espalhei esta pasta sobre as berijelas.
Antes de levar o forno, reguei com azeite as quatro metades, é bom deixar para fazer isso só nesta hora, pois a berinjela absorve demais o azeite. Assei em forno médio até ficarem com a aparência das fotos. Ainda não provei, será o meu jantar, só não decidi ainda qual das duas comerei... acho que a de pimentões vermelhos.

Mini abobrinhas ao gorgonzola

Quando vi essas abobrinhas bem pequenas no supermercado não resisti e já fui elaborando o prato na cabeça. Peguei três abobrinhas, cortei uma tampa no sentido longitudinal e retirei uma boa parte da polpa, fiz um pequeno corte na parte inferior para que elas ficassem firmer na assadeira, reservei as abobrinhas. Levei a polpa numa panela pequena, com um pouco de pasta de alho e sal, cozinhei até amaciar e depois fiz um purê com o mixer, deixei cozinhando mais um pouco até secar, não totalmente, o caldo que se formou. Ralei uma cenoura média para pequena, bem fininha e juntei ao purê de abobrinha, com esta mistura recheei as cavidades das abobrinhas, mas antes espalhei levemente um pouco de pasta de alho nelas. Cobri com queijo gorgonzola e derramei um fio grosso de azeite sobre elas. Assei em forno médio, até o queijo derrreter bem. Ficaram deliciosas.

Pimentão Napolitano

Está receita minha prima trouxe da Itália, achei ótima para comer a qualquer hora e de qualquer forma. Pode ser uma entrada, pode ser um petisco se acrescentar torradinhas, pode ser salada, enfim, pode ser como preferir.


Assei em forno quente, uns 210ºC / 180ºC, dois pimentões vermelhos, grandes. A casca precisa ficar bem assada, algumas partes escurecem, quase queimam e, o pimentão dá uma leve murchada. Depois eu deixei esfriar (não se assuste, nesta hora eles murcharam totalmente) e retirei a casca, que saiu facilmente. Cortei em tiras e depois em cubos grandes. Acrescentei três dentes médios de alho bem picado, sal e azeite. Precisa deixar curtindo de um dia para o outro.

Pasta de alho

Aqui vai a receita da pasta de alho que algumas amigas pediram. Eu acho extremamente fácil de fazer e é muito prática para o uso diário.


Geralmente pego duas cabeças de alho, solto os dentes e coloco numa vasilha com água, assim facilita a retirada da casca. Deixo bastante tempo, na verddade nunca controlei. Depois descasco dos dentes de alho, coloco num recipiente, junto um pouco de azeite e sal (bem pouco sal). Bato tudo com o mixer e guardo num vidro pequeno bem fechado, na geladeira. Com o tempo a pasta vai oxidando e ficando mais amarelada, mas continuará ótima para utilização.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Abobrinha Italiana leve e rápida

Essa abobrinha é uma receita que adorava comer quando morava com minha mãe (e ainda adoro). Não descobri o que eu faço de diferente que a minha não fica igual a dela. Deve ser por que comida de mãe é comida de mãe.
Fiz com duas abobrinhas italiana médias, retirei a casca e fatiei finamente com aquele fatiador alemão que eu adoro e já mencionei (Börner). Da mesma forma fatinei uma cebola média para grande, juntei às abobrinhas e acrescentei uma caixa pequena de polpa de tomate, não é molho nem extrato, é polpa mesmo. Misturei bem, coloquei bastante orégano, um pouco de sal e num refratário fui acomodando as fatias e intercalando queijo prato (pode ser mussarela), não coloquei muito, umas seis fatias e finalizei com a mistura das abobrinhas, polvilhei parmesão e levei para assar em forno médio.
Adoro comer com arroz armênio (feito com alitria), pois sempre fica um caldinho.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cupcakes feitos com carinho e recheados de amor

Não deixe de entrar no blog da Pupy's Cakes!
Tudo lá é lindo e delicioso.
Minha prima também é nutricionista e adora criar delícias.
Fica aí mais uma dica.
pupyscakes.blogspot.com

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dica imperdível


Para quem aprecia ostras, não deixe de experimentar as gratinadas com molho de maçã, que são servidas na Marisqueria Sintra, na praia de Santo Antônio de Lisboa, norte da Ilha de Florianópolis, às margens do estreito.

São simplesmente magníficas. Uma combinação de sabores como nunca havia provado. O criador do prato, que acabei não conhecendo, foi imensamente feliz, na minha opinião, saindo do tradicional gratinado de molho branco e queijo. Aliás, a casa não utiliza queijo nos pratos servidos. O azeite português é ótimo também.

Aproveite para passear pelas ruas e ver os antigos casarios. Há uma Rota Gastronômica bem romântica e a primeira rua calçada do Estado de Santa Catarina, que foi feita por ocasião da visita do Imperador D. Pedro II a Santo Antônio de Lisboa em 21 de outubro de 1845.

Risoto às pressas

Ontem estava com fome e com pouco tempo para preparar algo com tranquilidade, então fiz às pressas um risoto, que ao meu ver ficou bem interessante.


Coloquei um pouco de óleo em uma panela pequena, afinal era apenas para mim, fui colocando a olho, como quase sempre, minha pasta de alho (que eu mesma faço e é ótima), pimenta vermelha (que depois percebi ter abusado, mas tudo bem) e uma pequena porção, mais ou menos 150 gramas de íscas de carne finamente cortadas (já deixo essas porções congeladas). Fritei a carne, deixando dourar, derramei um pouco de vinho branco e molho shoyu (que substitui o sal muito bem), mexi mais um pouco, juntei umas três metades de tomates secos picados grosseiramente e um bom naco de gorgonzola. Sim, foi uma bela mistureba, mas que no final ficou gostosa. Acrescentei meia xícara de arbório e deixei ele absorver o caldo, só depois fui juntando mais água. Conforme ia secando, acrescentava mais e assim até dar o ponto. Ao final coloquei uma colher de parmesão ralado e um pedacinho de manteiga aviação sem sal. Estava pronto o almoço, só não deu tempo de fotografar. Fica para a próxima.