sexta-feira, 29 de julho de 2011

Strogonoff

Minha querida amiga Rose veio trabalhar comigo hoje e para animá-la, preparei uma comidinha deliciosa. Tínhamos que ser rápidas e nessa hora um strogonoff é uma boa pedida.

Dourei uma cebola média picada, junto com alho, depois acrescentei íscas de carne para dourar. Usei uma colher de sobremesa de mostarda e outra de ketchup, mais uma de molho inglês, cominho, zaatar, pimenta síria e do reino, um pouquinho de sal, mexi bem e deixei curtir em fogo baixo. Depois acrescentei uma caixinha pequena de molho de tomate peneirado e deixei cozinhar para incorporar bem o sabor. Ao final juntei uma caixinha de creme de soja e misturei bem. Servi com arroz e batatinha palha.


A Rose adorou!!! [E eu também ;)]

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Spaghetti à bolognesa

Cá estou na casa da minha amada Penélope, amiga de muuuitas risadas, que gostou tanto deste pratinho básico que resolvemos postar agora mesmo, à quatro mãos.

Piquei dois dentes de alho e uma cebola grande, levei ao fogo numa panela com óleo e dourei, dourei, dourei, deixando a cebola bem cozida e macia. Ao mesmo tempo fiz uma redução de aceto balsâmico, cobri o fundo de uma frigideira pequena e deixer ferver em fogo baixo até o aceto tomar uma forma mais consistente, reservei. Juntei umas 400 gramas de carne moída na cebola e deixei cozinhar, mexendo para desmanchar os grumos. Acrescentei sal, pimenta do reino e o aceto. Depois coloquei uma caixinha pequena de molho temperado (sim, ficaria melhor com uma lata de tomates italianos pelados) e manjericão, deixei cozinhar em fogo baixo.

Cozinhei meio pacote de spaghetti grano duro com sal, depois de escorrer coloquei um fio de azeite extra virgem (na verdade foram vários fios) e aí juntei o molho. Por cima um parmesão ralado e voilá, fomos ao sacrifício.


Não percam o detalhe do jogo americano de crochê da Pepe.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pintado a La Ana

Esta receita eu fiz faz algum tempo e como tinha a foto aproveitei para usar no blog. Ficou realmente boa e quem gostou muito foi meu amigo Cássio Falkembach com quem eu trabalhava na época e provou esta e outras que preparei junto, era na verdade uma oficina que eu estava ministrando, com pratos a base de peixes.

Ingredientes:
Para o peixe
- 6 a 7 postas de pintado
- Sal a gosto
- Limão para temperar a gosto

Base
- 1 xícara (chá) de azeite aproximadamente (ou o suficiente para cobrir o fundo da panela)
- 7 cebolas cortadas em rodelas
- 2 colheres (sopa) de alho amassado
- 1 pimentão verde, 1 vermelho e 1 amarelo
- 14 tomates sem pele (com a semente)
- 1 cenoura ralada (opcional)
- Shoyo a gosto
- 2 folhas de louro
- Molho de pimenta a gosto
- 200ml de leite de coco
- ½ xícara (chá) azeite de dendê 

Modo de Preparo:

Leve ao fogo uma panela ou frigideira grande, coloque o azeite, refogue a cebola, o alho, o louro, os pimentões e os tomates. Adicione o sal, o molho de pimenta e o shoyo. Deixe o molho cozinhar, até ficar numa textura grossa e o fundo com uma leve crosta. Se necessário vá pingando água até terminar, por umas 3 horas mais ou menos. Adicione o leite de coco e o azeite de dendê, sobre o molho coloque as postas de peixe e cozinhe por uns 20 minutos mais ou menos. Sirva com arroz branco e pirão.


Fricassê de frango

Bom, depois de ler uma mensagem deixada no mural do meu facebook de uma amiga que não vejo há anos, mas que me pedia para voltar a publicar minhas receitinhas, pois adora elas... vim correndo postar a receita do fricassê, que mostrei as fotos na postagem anterior a esta.

Patrícia, esta é para você, com carinho!

Vejamos se me lembro de tudo o que usei... risos. Acho que será uma receita só com ingredientes, sem as quantidades, pois não lembro mesmo... desculpem-me...

Fritei cebola e alho picadinhos, acrescentei cubinhos de peito de frango (picados pelo meu amado marido enquanto eu tomava um bom vinho com a Penélope), deixei cozinhar e dourar bem os cubinhos, usei um molho de tomate pronto, do tipo peneirado, milho e creme de soja no lugar do creme de leite. Ficou uma delícia! Acertei o sal e a pimenta do reino.
Para acompanhar, um arroz soltinho, parbolizado e batatinhas ruffles (esqueci de comprar a batata palha, mas é só dar uma quebrada nas batatas chips dentro do próprio saquinho que elas dão um efeito semelhante).

Vou colocar a foto novamente, para facilitar a visualização do prato... mmmhhh, já me deu água na boca!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Tempo....

Ando sem muito tempo para publicar receitinhas, as viagens se intensificaram e isso me deixa apertada para criar novos pratos.

Há umas 2 semanas jantei com amigos (o amigo tava fotografando...hahaha) e preparei um fricassê delicioso... e onde está o tempo para digitar com carinho o modo de preparo??

Vai aqui a foto, tentarei mais tarde postar a receita completa.