quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Anjo ao leite de coco

Muito fácil e rápido de fazer.

Cortei os filé de anjo em pedaços médios, temperei com limão e pimenta do reino branca.
Cortei em fatias grossas duas cebolas grandes, dois tomates grandes, dois pimentões verdes.
Arrumei em uma panela grande as cebolas, os pimentões e os tomates, nesta ordem. Tampei e deixei cozinhar até amaciar os legumes.
Delicadamente ajeitei os pedaços de peixe sobre os legumes e reguei com uma garrafinha de leite de coco, fechei a panela e deixei o peixe cozinhar. Por fim salpiquei salsinha e cebolinha picadas.

Durante o cozimento não mexi com colher nos ingredientes, na hora de servir os legumes vêm por baixo do peixe e engrossam o molho de coco.

Para acompanhar, um clássico arroz branco (parbolizado).


Molho de bergamota

Molhinho básico e fácil de fazer, para acompanhar salada de folhas verdes.

Extraí o suco de duas bergamotas, juntei um pouco de azeite extra virgem, um pouquinho de mostarda de Dijon e uma micro pitadinha de sal.


Lasanha de frango

Que horror, só hoje percebi que não postei essa receita feita no dia 8 de agosto, para o dia dos pais!
Duro será lembrar de como fiz... risos.
Vamos ver se consigo :) foi uma receita dupla.

Ingredientes:
2 pacotes de massa fresca para lasanha
2 bandejas de peito de frango sem pele e sem osso
2 caixas grandes de polpa de tomate
2 caixas de molho branco
1 caixa de creme de leite
cebola e alho à vontade
sal, pimenta do reino branca
e muuuuuita mussarela ralada
(leite)

Cozinhei o peito de frango e desfiei (bem facinho, usando dois garfos, papi que ensinou). Reservei.
Piquei a cebola e o alho, dourei, coloquei a polpa de tomate e deixei ferver. Temperei com sal e pimenta e depois juntei o frango. Cozinhei mais um pouco para curtir o frango. Adicionei o molho branco e cozinhei por uns poucos minutos. Desliguei e coloquei o creme de leite. O molho deve ficar molhadinho.

Montagem: no fundo de uma forma bem grande coloquei uma fina camada de molho, depois a massa, o queijo e fui repetindo as camadas, sempre colocando bastante queijo. Finalizei com molho e queijo. Para deixar a lasanha mais molhadinha eu coloco um pouco de leite ao redor da forma.

Depois é só assar em forno quente, protejo a forma com papel alumínio e nos últimos 10 minutos eu retiro para dourar o queijo. É preciso deixar a lasanha descansar por 20 minutos antes de servir.

Para acompanhar, uma saladinha simples de rúcula e molho de bergamota (receita na próxima postagem).



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cremes para um dia frio...

Não é um festival de cremes, digamos que seja um dueto!
Creme de ervilhas e creme de moranga, bem quentinhos para nos aquecer neste inverno.

Coloquei uma xícara de grãos de ervilha de molho em água fervente e depois de ficarem levemente macias, levei ao fogo para ferver, ao ponto de deixá-las prontas para um purê. Liquidifiquei com o restante da água de cozimento e acrescentei mais um pouco de água, para dar a consistência de creme. Juntei 100 ml de molho branco e levei de volta à panela. Meia cebola picadinha e um dente de alho fritos foram acrescentados ao creme, uma pitada de sal e pimenta do reino. Quem gosta pode usar bancon fritinho, em cubinhos bem pequenos. Croutons também cairiam como uma luva, mas a ideia é cuidar do coração infartado do meu marido, então... muito cuidado na escolha dos ingredientes. Molho inglês vale e eu gosto muito para temperar sopas.



Já o creme de moranga foi feito com 1/4 de moranga cabotiá, cortada em pedaços e cozida com casca, até ficar bem macia. Usei um processador manual para desmanchar toda ela, inclusive a casca (boa fonte de fibras, minerais, vitaminas, blá, blá, blá - papo de nutricionista, né?), mais 100 ml de molho branco, cebolinha frita com alho (moranga sem cebola não existe), sal, pimenta do reino e pimentinha de bico para acompanhar.



Pronto, tudo bem rápido e prático de fazer. O marido adorou e o coração dele agradeceu : )