terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fusili ao creme de atum

Esta receita é tão, tão tão fácil, chega a ser preguiçosa, aprendi com minha amiga Rosane Thier.

Pique uma cebola e frite levemente com alho, junte uma latinha de atum sólido (uso o atum em água e nunca o ralado, pois o que menos tem nele é atum), deixe o atum aquecer e incorporar o sabor da cebola.

Enquanto isso cozinhe o fusili.

Quando a massa estiver pronta, acrescente uma caixeta de creme de leite ao atum e deixe aquecer, sem ferver. Escorra a massa e misture o molho. Pronto, só isso.

Hoje não tem foto, mas achei que a receita era boa demais para privá-los dela.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Risoto gaúcho

Sábado meu marido e um amigo nosso fizeram um churrasco dos Deuses, a costela estava divina. Resolvi fazer então, um risoto com o que sobrou, chamei de risoto gaúcho, por que ninguém melhor do que gaúcho para entender de costela.

Piquei a costela em pedaços pequenos, deixando um pouco da gordura, mas tirando o excesso. Aqueci uma panela de cerâmica e coloquei a carne, para derreter um pouco da gordura, assim não precisei usar óleo. Juntei uma cebola pequena picadinha, deixei dourar bem e depois uma xícara de arbóreo. Fiz uma receita bem, bem simples. Depois que o arroz curtiu um pouco, despejei meia xícara de vinho branco e deixei reduzir. Depois disso fui colocando água aos poucos, mexendo sempre e deixando reduzir. Numa dessas acertei o sal. Depois que o arroz cozinhou, coloquei duas colheres de sopa de parmesão ralado e só. Na hora de servir salpiquei salsinha. Ficou muito bom, fica a dica para quem quiser variar o famoso carreteiro pós churrasco.


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Salpicão de frango

Delícia!
Facílimo!
Geladinho para este verão!

Tenho sempre no freezer peito de galinha cozido. Compro as bandejas com peças desossadas e sem pele, com um quilo e já porcionadas em 4 partes, o que dá certinho para duas pessoas. Cozinho apenas com um pouco de sal, deixo esfriar, ensaco e congelo.

Pois bem, descongelei uma destas porções, desfiei usando dois garfos, é barbadinha, adicionei iogurte e um pouco de maionese (mais iogurte que maionese), pode também ser creme de leite no lugar da maionese, uvas passas e cenoura crua picadinha. Pode ser maça sem casca também. Misturei bem e servi acompanhado de arroz e batatinha palha.


Minha amiga Pepe adorou.
O souplat fui eu que fiz, casualmente a Pepe tava junto, decoupage com relevo.