quarta-feira, 25 de abril de 2012

Torta fria de frango

Gente, não imaginei o sucesso que a foto desta torta faria, tanto que nem tive tempo de eu mesma faze-la para postar aqui. Estou mandando a receita direto da minha mãe, então algumas coisas podem sair diferentes, pois ela faz tudo a olho e me passou a receita do mesmo jeito.

Vamos lá.
Ela picou uma cebola e frigiu em óleo quente, colocou farinha de trigo e mexeu (não sei quanto, mas o suficiente para fazer um molho branco mole com 2 xícaras de leite), adicionou mais óleo, continuou mexendo e depois de incorporada a farinha ao óleo, ela colocou o leite, acertou o sal.

Neste molho ela juntou um pouco menos de um peito de frango cozido, temperado e desfiado, passas de uva e pepino em conserva bem picadinho.

Fez uma mistura de 2 colheres de sopa cheias de maionese com 3/4 de copo de iogurte natural (olha que coisa meiga, minha mãe escreve yogurth - chic!), tem que ficar bem molhadinha esta mistura.

Tirar a casca das fatias de pão de sanduíche - uma pacote mais algumas fatias de outro.

Em uma forma redonda, de fundo falso ou de aro removível, ela colocou as fatias com a borda reta paralela à borda da forma, pressionando a outra borda (arredondada) para baixo, fazendo a volta da forma. Foi colocando uma fatia ao lado da outra e depois completando os espaços com pedaços menores de fatias. No fundo da forma ela colocou uma fatia e também preencheu os espaços com pedaços menores de pão.

Pincelou todo o pão com a mistura de iogurte com maionese.
Colocou metade da mistura de frango.
Cobriu com fatias de pão, mas agora sem colocar nas bordas.
Molhou com a mistura de iogurte e maionese.
Colocou o restante do frango.
Terminou com pão, pincelado com iogurte e maionese.

Deixou gelar até o dia seguinte, então desenformou, virando em um prato, para deixar a borda arredondada para cima. passou maionese em toda a volta da torta e decorou.

Para a decoração pode-se variar bastante: claras picadas, gema picada, lascas de azeitonas, pepinos picados ou em tiras, cenoura ralada ou picada e cozida, pimentinha de bico, use a imaginação.

A torta fica bem molhadinha e é uma delícia! Olha a foto:


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Paella de frutos do mar

A querida da minha mãe me fez um convite para a Páscoa, almoçar com ela na sexta-feira santa... mas eu tinha que preparar o almoço. Tipo assim, presente de grego, sabe? Ela queria comer uma paella de frutos do mar, mas não sabia fazer.

Como eu havia saído de uma jornada maluca de trabalho, estava exausta e não tinha muito tempo para algo mais elaborado, foi meio de improviso.

Meus pais compraram aqueles pacotes com frutos do mar próprio para paella, e lá não vem a casca do mexilhão ou as cabeças de camarão para fazer o caldo. Mas meu super pai cozinheiro tinha um caldinho de peixe italiano em tabletes (coisa de metido na cozinha) e foi isso mesmo que usei, dois tabletes para um litro de água e tava pronto o meu caldo.

Numa panela paellera eu coloquei um fio de óleo e frigi meia cebola picadinha, temperei com sal e pimenta branca moída na hora, quando ela estava transparente, juntei os mexilhões, a lula e o polvo, duas folhas de louro, dei uma mexida e deixei uns 2 minutos, depois coloquei os camarões (no pacote vinham poucos, então acrescentei mais uma porção) e um copinho de vinho branco (desses pequeno, tipo martelinho), quando o camarão ficou rosado desliguei o fogo e reservei os frutos do mar.

Na mesma panela coloquei outro fio de óleo e frigi o restante da cebola, bem picadinha, quando estava transparente, juntei 1 copo e 1/2 de arroz parbolizado, dei uma mexida e derramei um pouco do caldo, juntei 1 colher de chá de açafrão, 1 de curry e 1 de páprica doce (mas podia ser a picante), depois fui acrescentando o caldo aos poucos. Sobrou cerca de meia xícara do caldo.

Faltando cerca de 1/3 do tempo de cozimento, coloquei meio pimentão vermelho picado, para ele manter a textura crocante.

Antes de secar todo o caldo, acrescentei os frutos do mar ao arroz, que terminou de cozer com eles.

Finalizei com fatias de pimentão vermelho, anéis de lula, camarões e salsinha picada.

Não foi uma paella de chef, mas ficou muito boa.
A dica que deixo é: compre os frutos separadamente.


Torta de bolacha

Essa torta minha mãe fez a vida toda, mas a mais especial de todas foi a que ela fez para minha festa de aniversário de 7 anos no colégio. Tenho que digitalizar a foto e postar depois. Era com a cabeça de um palhaço enfeitando e a borda era toda ondulada, no formato das bolachas.

Bom, esta da foto abaixo fiz numa forma de abrir, que é a tradicional e foi o presente que minha cunhada ganhou, toda faceira, no seu aniversário.

Ingredientes:
1 pacote de manteiga em temperatura ambiente
5 colheres de açúcar
5 gemas
20 barrinhas de chocolate refeição
5 claras
5 colheres de açúcar
400 gramas de bolacha maria
leite para molhar as bolachas

Primeiro bati a manteiga com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado. Depois fui colocando uma gema de cada vez sem parar de bater.

Derreti o chocolate no microondas e adicionei ao creme. Não é preciso aquecer demais o chocolate, ele termina de derreter com o próprio calor se você ficar mexendo.

Bati as claras em neve, bem dura. Fiz uma calda em ponto de fio com o açúcar restante e um pouquinho de água. Despejei aos poucos nas claras, com a batedeira funcionando. Quando ficou aquela merengada cremosa eu juntei ao creme, mexendo delicadamente, de baixo para cima.

Coloquei umas gotas de essência de baunilha no leite e fui molhando as bolachas, fiz uma primeira camada (sempre fina), espalhei o creme e fui alternando as camadas, sempre molhando as bolachas. Terminei com o creme.

Só isso, a montagem é fácil. Para desenformar é bom deixar até o outro dia na geladeira.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Carne de panela


Achei essa foto, que ficou esquecida.
O problema é que não lembro do passo a passo, pois fiz há mais de um mês.
Ficou muito boa, disso eu lembro.

Se vir a receita à cabeça eu publico, por enquanto deliciem-se com a imagem.