sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Molho de tomatinho pera com azeitonas pretas e manjericão

Uma caixinha de tomatinhos pera, azeitonas pretas conservadas em azeite de oliva, folhas de manjericão fresco, pimenta preta e sal marinho moídos na hora e bastante azeite. Num recipiente fechado para levar ao forno e assar por uma hora. Depois servi com tagliatelle e um pouco de parmesão ralado.

O adocicado dos tomatinhos deram um sabor magnífico à massa.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Bolo de cenoura

Sabe aquela receita do bolo de cenoura que postei ontem? Aqui ela está de com outra cara, usei forminhas de cup cake e decorei com calda de chocolate, nozes, damascos e cereja.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Mjadra

Este prato é o mais típico da Armênia.

Tinha decidido não postar as receitas da minha avó, pois a ideia era publicar um livro com elas... mas enquanto ele não vem resolvi mudar. Sei de gente que vai adorar.

Mjadra é o prato preferido da minha mãe Susana, ela adorava fazer quando estava atrasada, pois é rápido e não requer muito preparo.

Fritei na panela de pressão meia cebola picadinha, juntei uma xícara de lentilha e outra de arroz (parbolizado), um pouco de sal, mexi e acrescentei quatro xícaras de água quente. Fechei a panela e depois de começar a ferver deixei por cinco minutos apenas. Resfriei logo a panela e abri a tampa para não continuar cozinhando.

Enquanto a panela fervia, piquei duas cebolas e fritei bem, até ficar um dourado escuro, juntei uma pitada generosa de sal.

Coloquei o Mjadra num prato, polvilhei pimenta síria, cobri com a cebola frita e reguei com azeite de oliva.

Para quem não curte muito pimenta, não se preocupe, pois a pimenta síria é adocicada.


Tabule

Para esta época do ano, nada como um bom tabule para refrescar. Na janta é uma ótima opção, bem leve.

Deixei uma xícara de trigo de molho em água por umas 2 horas, escorri até ficar bem seco (deixei uma hora na peneira), mas esses tempos podem ser reduzidos, ao invés da peneira pode-se espremer bem com as mãos, o efeito é o mesmo.

Piquei bem miúdo um tomate e meio sem a polpa, meia cebola e meio pepino japonês, um maço de salsa e suco de meio limão. Misturei tudo com o trigo, adicionei sal e azeite de oliva.

Pode ser servido com folhas de alface ou pão.


Comida vegana

Outro dia fui jantar com uma amiga num restaurante vegano, comida que nunca havia provado. Para minha surpresa tudo era delicioso, fora a apresentação. O que mais gostei a diversidade das misturas.

Este prato é um talharim com almôndegas de grãos, nozes e ervas finas, molho de tomate orgânico. A farinha da massa também é orgânica e não branqueada. As almôndegas são simplesmente dos Deuses!!!


Esta é uma lasanha com massa orgânica, berinjela e moranga cabotiá, uma mistura deliciosa!


A sobremesa foi uma Musseline de Laranja: base de castanha de caju, creme de laranja e de cacau, tudo adoçado com agave e acreditem, não era doce demais, na medida certa e o tamanho também.


Peixe em camadas

Achei esta foto de junho passado! Não lembro exatamente como fiz, mas se fosse hoje seria assim: forraria o fundo do prato com fatias de batata, cobriria com tiras de cebola e peixe, repetiria e terminaria com as rodelas de tomate e a cebolinha verde e muito azeite de oliva. Temperaria o peixe com sal e pimenta preta moída na hora.




Molho para aipim

Adoro fazer um bom molho para comer com massas, nhoque ou aipim. Este foi para o último e preparei dourando a cebola picada, acrescentei cubinhos de carne e depois de dourar juntei tomates italianos pelados picados e deixei apurar. Temperei com sal, pimenta e manjericão fresco picado.

Cozinhei o aipim e depois de pronto cobri com o molho e uma quantidade generosa de parmesão ralado.


Rocambole

Este rocambole aprendi com a Luci, minha amiga Torrense, o recheio não fiz igual, pois o bom a receita é poder mudar.

A base de tudo é a massa para pastel em rolo, só isso! Depois pode rechear com o que tiver em casa.

Já fiz com creme de frango, cebolinha, azeitonas e queijo. Ou legumes e queijo com algum tipo de frios. Mas a última e mais gostosa fiz com cebolas douradas, carne minimamente picada, como guisado, azeitonas verdes e ovos picados e 2 colheradas de molho de tomate, sal e pimenta moída na hora. É só abrir o tanto de massa que se deseja, espalhar o recheio sobre ela e enrolar como rocambole. Pincelar uma gema sobre o rolo e polvilhar com sementes de papoula (pode ser chia ou gergelim).

Desta última não tenho foto, mas seguem das outras.




A Ana e a Nina provaram e aprovaram, né gurias?


Bolo de cenoura

Bom, chegando dezembro percebi que parei de postar em setembro!!!

Realmente os últimos meses foram corridos, mas terminarei o ano muito melhor do que poderia imaginar ou desejar.

Resolvi fazer uma busca das fotos que não postei, tentarei lembrar das receitas.

Começo com este bolo de cenoura, que é delicioso e fácil de fazer.

Bato no liquidificador três cenouras cozidas e já resfriadas, com uma xícara de óleo e quatro ovos inteiros. Depois misturo duas xícaras de farinha de trigo, duas xícaras de açúcar demerara e por último uma colher de sopa de fermento em pó. Despejo numa forma untada e enfarinhada e asso em forno pré aquecido até dourar.