quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Torta de castanha de cajú


Trouxe de Natal/RN um pote de creme de castanha de caju, comprado no maior cajueiro do mundo - e o que fazer com ele? Como não sabia fazer nada salgado, acabei fazendo doce, uma torta de bolacha.

Segundo minha cobaia-amigona Penélope Barp, ficou "aquilo", foi o almoço e será o lanche dela - sim, pois saiu aqui de casa com um potinho, garantindo o melhor pedaço: o miolo!

Para o creme:
300g de creme de castanha de caju
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 lata de leite
1 cs de maisena
mais ou menos 100 g de doce de leite (pode fazer sem ele, só usei porque o coitado tava fazendo aniversário na geladeira e era daquele bons do Uruguai).

Para a cobertura:
2 claras
2 colheres de sopa de açúcar
1 lata creme de leite sem soro

Para as bolachas:
1 pacote de bolacha Maria
2 xícaras de leite
Essência de baunilha e rum


Levei ao fogo em uma panela o leite condensado com as gemas, a maisena diluída no leite e mexendo deixei ferver. Juntei o creme de castanha e o doce de leite e voltei a mexer no fogo, até tomar uma consistência firme.

Misturei o leite com as essências e fui molhando as bolachas e ajeitando elas numa forma redonda de aro removível. Fiz duas camadas de bolachas e cobri com o creme de castanha, fiz 3 camadas assim.

Para a cobertura, bati as claras em neve e depois coloquei o açúcar – a tonta esqueceu-se de fazer merengue cozido, fica bem melhor – depois de bem firme adicionei o creme de leite sem soro e misturei delicadamente, de baixo para cima, para não desandar. Cobri as bolachas, cobri a forma com papel alumínio e levei ao freezer.

Antes de servir deixe descansar um pouquinho fora do freezer para facilitar o corte.


Nenhum comentário: