domingo, 5 de agosto de 2012

Escondidinho de siri

Ganhei da minha amiga Dida um pacote de siri de ótima qualidade e resolvi fazer um escondidinho com ele.
O siri, um quilo, temperei com limão, pimenta preta moída na hora, sal e uma misturinha de temperos desidratados (alho, cebola, pimentão vermelho, tomate, cebolinha verde, salsa e pimenta vermelha), deixei descansar por uns 30 minutos.

Enquanto isso coloquei para cozinhar em panela de pressão meio quilo de aipim, por 10 minutos após começar a ferver.

Preparei o siri, aquecendo uma panela grande, com um pouco de óleo e uma colherada generosa (colher de chá) de pasta de alho, que eu mesma preparo (não gosto das prontas), coloquei o siri temperado e umas poucas colheres de molho de tomate italiano (aqueles em garrafa, pois não são ácidos e mantém um sabor levemente adocicado do tomate), o suficiente para dar uma leve coloração, sem deixar molhado o siri. Refoguei e reservei.

Com o aipim, fiz um purê, usando a própria água do cozimento, sal e manteiga extra.

Montei um refratário untado com azeite extra virgem, uma camada do siri, queijo ralado, queijo mussarela e queijo lanche, não em quantidades exageradas, apenas para dar um sabor e mais cremosidade. Por cima o purê de aipim e polvilhei com bastante queijo ralado tipo grana. Levei ao forno quente até dourar levemente.

Servi com pimenta de bico e molho de pimenta caiena, que comprei em Turuçu, capital nacional da pimenta. Ficou delicioso!



Nenhum comentário: