segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Berinjela recheada II

Esta receita é uma variação de outra já postada.

Frigi em óleo quente meia cebola média picadinha com um naco de pimentão verde (qualquer coisa tipo 20 gramas, só pra dar um toque) e 3 dentes de alho bem picadinhos. Depois de levemente dourada, juntei umas 400 gramas de carne moída e fui mexendo para não deixar aqueles grumos grandes. Temperei com pimenta síria, zaatar, cominho e sal.

Enquanto cozinhava, cortei duas berinjelas pequenas ao meio, no sentido longitudinal, retirei o miolo com uma colher e piquei.

Quando a carne já estava cozida, porém ainda bem molhadinha, juntei a polpa da berinjela picadinha e deixei refogar até ficar bem encorpada, mas mantendo a umidade.

Deitei as metades de berinjela numa forma antiaderente e reguei com azeite de oliva, depois distribuí a carne nas cavidades e polvilhei um tanto de queijo ralado sobre elas.

Assei em forno quente (180ºC), por um tempo não calculado... mas é só cuidar o aspecto dela, que deve ser cozido para a berinjela e sequinho para a carne.

Batata laminada recheada

Peguei essa receita numa postagem do Facebook, só que na hora de fazer não achei-a, então fiz como lembrava. Ficou simplesmente maravilhosa, digna de convidar os amigos para comer junto.

As batatas precisam ser bem grandes e o mais lisas possível.
Retirei a casca, mas já vi outras receitas parecidas que a casca é deixada, neste caso é preciso escovar bem e secar as batatas antes de usá-las.

Deixei preparado antes os outros ingredientes, para a batata não escurecer.

Fatiei calabresa sem a pele, tiras de cebola, um uma pequena quantidade de bacon, só pra dar um toque, pois aqui em casa não somos fãs dele. Um pote de requeijão e 300 gramas de mussarela ralada (pode ser mais).

Descasquei as batatas e fiz cortes ao longo dela, com cerca de 1 cm de largura. É preciso cuidar para não ir até o final dela, dá para usar uma colher grande para apoiar a batata, assim a faca para nas bordas da colher.

Depois fui intercalando a calabresa, a cebola e o bacon. Reguei com azeite de oliva (pode ser manteiga derretida - não usar margarina!), polvilhei sal e pimenta do reino preta moída na hora.
Assei em forno quente (180ºC) por 50 minutos (mas na próxima deixarei 1 hora). Retirei do forno, espalhei o requeijão e por cima dele ajeitei a mussarela. Levei de volta ao forno por 10 minutos ou até dourar o queijo.







quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Molho de extrato para nhoque recheado

Para uma refeição rápida, quando estamos atrasadas, vale abrir mão de prato pré elaborados.

Comprei um pacote de nhoque recheado com requeijão, cozinhei conforme as instruções da embalagem e deixei o toque especial com o molho.

Este molho tentei copiar da amiga e cozinheira profissional Ana Lúcia Conceição, mas claro que não ficou igual ao dela...risos.

Aqueci uma frigideira com uma boa quantia de óleo, depois joguei uma cebola picadinha para fritar e na sequência, um bom pedaço de pimentão verde picadinho. Deixei ambos fritarem antes de juntar uma lata de extrato de tomate. Acertei o sal e fui mexendo, deixando o molho ferver. Deixei ele assim por bastante tempo. Ele fica com sabor bem acentuado, característico do extrato.

Depois é só jogar sobre os nhoques.


Cuscuz de camarão

Gente, desculpe, mas não lembro dessa receita, faz tempo que preparei e a foto tava esquecida...

Mas vou tentar assim:

Prepare o cuscuz marroquinho tal qual manda as instruções da embalagem, tempere com azeite virgem, sal e um toque de pimenta preta moída na hora. Junte à uma cebola picadinha e frita com um tomate sem polpa, também picadinho e frito.

Aqueça bem o disco com um pouco de óleo, coloque os camarões sequinhos para frigir, virando e selando ambos os lados. tempere à gosto (alho, sal, pimenta, etc.).

Misture as duas preparações e finalize com salsinha picada e pimentinha de bico.




Marido na cozinha

Não posso deixar de mostrar a mesa carinhosa que meu marido preparou para me esperar na chegada de uma das tantas viagens de trabalho que faço.

Com direito a presente!

Vai dizer que não tenho uma vontade louca de chegar em casa quando estou longe?

(agora mesmo ele está na cozinha preparando algo - cheiroso - enquanto atualizo o blog).


Escondidinho de carne

Esta receita fiz hoje, então tá fresquinha na cabeça para descrever...amanhã só Deus saberá o que usei.

Usei para o purê:
2 batatas inglesas
2 mandioquinhas
Sal
Leite
Manteiga

Na carne:
4 colheres de chá de tempero vinagrete (cebola, alho, tomate seco, pimenta vermelha e tempero verde), é um tempero desidratado que comprei de uma cliente em Santa Maria - muito bom!
Uma bolinha de carne moída, acho que aproximadamente 400 gramas
Sal
Óleo


Aqueci o óleo e coloquei a carne, fui mexendo para não formar grumos grandes, acrescentei o tempero e continuei mexendo por um tempo, depois deixei cozinhar até o ponto desejado.
Cobri o fundo de um prato refratário.

Cozinhei as batatas e a mandioquinha picados, com um pouco de sal. Depois escorri a água, espremi as batatas e mandioquinha, juntei leite e manteiga. Por fiz processei para ficar bem cremoso.
Escondi a carne com esse purê.

Cobri com fatias de mussarela e polvilhei orégano.
Levei ao forno para derreter o queijo.

 A carne no fundo.

 Escondida pelo purê misto

 Que foi coberto com mussarela e orégano

Depois de assado ficou assim


Molho de mel, aceto e azeite para saladas

Esta receita é da minha amigona Lúcia Gros. Depois de provar, nunca mais você conseguirá comer salada sem ela.

Mel (usar o líquido e não o cristalizado), aceto balsâmico, azeite virgem e orégano.
Misture bem e sirva.

Pode ser guardando em pote hermético.


Bolo de caneca

Peguei essa receita para uma caneca de 300 ml, entretanto achei massa demais e acabei fazendo duas com uma só.
Na segunda vez usei um canecão, daqueles bem grande para sopa, ficou ótimo.

Ingredientes:
1 ovo
4 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de chocolate em pó
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha
1 colher de café de fermento

Misturei os ingredientes secos primeiro, depois juntei os líquidos e o ovo batido.
Levei ao microondas por 3 minutos.

Fiz uma calda de chocolate para cobrir e polvilhei chocolate amargo ralado.