quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Pizza de sardinha

Me perdoe quem postou primeiro, pois não lembro de onde copiei essa receita. Meu marido é simplesmente maluco por "pizza de aniversário", como ele chama. Então fiz com carinho esta receita para ele e ficou sensacional, perfeita!

Usei:
2 xícaras de leite
3 ovos inteiros
1/4 de xícara de óleo
1 xícara de queijo parmesão ralado
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa média de fermento químico (o mesmo de bolo)
1 cebola picadinha
2 dentes grandes de alho picados
1 lata de tomate italiano pelado, com o caldo
2 colheres de sopa de extrato de tomate
3 latas de sardinha em óleo
Sal

Observação: a xícara que usei é a de tamanho padrão duralex.


Preparei assim:
Primeiro o molho - dourei a cebola em um pouco de água, já que a sardinha tem óleo. Depois juntei o alho, dourei mais um pouco. Juntei os tomates picados, reservei o caldo. Misturei o extrato, refoguei um pouco e fui colocando o caldo do tomate aos poucos, para cozinhar até o tomate desmanchar. Por fim as sardinhas, mexi bem, mas delicadamente, para ela desmanchar de forma uniforme. Deixei ferver até ficar encorpado. O molho não pode ficar muito seco, nem molhado demais, então se for preciso pode agregar um pouco de aguá. Acertei o sal.

Fui para a massa - numa tigela grande coloquei o leite, o óleo, os ovos e o queijo, misturei bem até formar uma massa homogênea. Aos poucos fui agregando a farinha, resultando numa massa lisa. Por último o fermento, misturando delicadamente. Despejei numa forma retangular (25x35) untada e enfarinhada, levei ao forno pré aquecido, por 15 minutos a 180 graus.

Depois deste tempo, retirei a massa do forno, cobri com o molho, fiz furos com o garfo e levei ao forno novamente por mais 20 minutos.

O resultado foi este:


E um marido pra lá de feliz : )




Nenhum comentário: