sexta-feira, 13 de abril de 2012

Paella de frutos do mar

A querida da minha mãe me fez um convite para a Páscoa, almoçar com ela na sexta-feira santa... mas eu tinha que preparar o almoço. Tipo assim, presente de grego, sabe? Ela queria comer uma paella de frutos do mar, mas não sabia fazer.

Como eu havia saído de uma jornada maluca de trabalho, estava exausta e não tinha muito tempo para algo mais elaborado, foi meio de improviso.

Meus pais compraram aqueles pacotes com frutos do mar próprio para paella, e lá não vem a casca do mexilhão ou as cabeças de camarão para fazer o caldo. Mas meu super pai cozinheiro tinha um caldinho de peixe italiano em tabletes (coisa de metido na cozinha) e foi isso mesmo que usei, dois tabletes para um litro de água e tava pronto o meu caldo.

Numa panela paellera eu coloquei um fio de óleo e frigi meia cebola picadinha, temperei com sal e pimenta branca moída na hora, quando ela estava transparente, juntei os mexilhões, a lula e o polvo, duas folhas de louro, dei uma mexida e deixei uns 2 minutos, depois coloquei os camarões (no pacote vinham poucos, então acrescentei mais uma porção) e um copinho de vinho branco (desses pequeno, tipo martelinho), quando o camarão ficou rosado desliguei o fogo e reservei os frutos do mar.

Na mesma panela coloquei outro fio de óleo e frigi o restante da cebola, bem picadinha, quando estava transparente, juntei 1 copo e 1/2 de arroz parbolizado, dei uma mexida e derramei um pouco do caldo, juntei 1 colher de chá de açafrão, 1 de curry e 1 de páprica doce (mas podia ser a picante), depois fui acrescentando o caldo aos poucos. Sobrou cerca de meia xícara do caldo.

Faltando cerca de 1/3 do tempo de cozimento, coloquei meio pimentão vermelho picado, para ele manter a textura crocante.

Antes de secar todo o caldo, acrescentei os frutos do mar ao arroz, que terminou de cozer com eles.

Finalizei com fatias de pimentão vermelho, anéis de lula, camarões e salsinha picada.

Não foi uma paella de chef, mas ficou muito boa.
A dica que deixo é: compre os frutos separadamente.


Nenhum comentário: