quarta-feira, 25 de abril de 2012

Torta fria de frango

Gente, não imaginei o sucesso que a foto desta torta faria, tanto que nem tive tempo de eu mesma faze-la para postar aqui. Estou mandando a receita direto da minha mãe, então algumas coisas podem sair diferentes, pois ela faz tudo a olho e me passou a receita do mesmo jeito.

Vamos lá.
Ela picou uma cebola e frigiu em óleo quente, colocou farinha de trigo e mexeu (não sei quanto, mas o suficiente para fazer um molho branco mole com 2 xícaras de leite), adicionou mais óleo, continuou mexendo e depois de incorporada a farinha ao óleo, ela colocou o leite, acertou o sal.

Neste molho ela juntou um pouco menos de um peito de frango cozido, temperado e desfiado, passas de uva e pepino em conserva bem picadinho.

Fez uma mistura de 2 colheres de sopa cheias de maionese com 3/4 de copo de iogurte natural (olha que coisa meiga, minha mãe escreve yogurth - chic!), tem que ficar bem molhadinha esta mistura.

Tirar a casca das fatias de pão de sanduíche - uma pacote mais algumas fatias de outro.

Em uma forma redonda, de fundo falso ou de aro removível, ela colocou as fatias com a borda reta paralela à borda da forma, pressionando a outra borda (arredondada) para baixo, fazendo a volta da forma. Foi colocando uma fatia ao lado da outra e depois completando os espaços com pedaços menores de fatias. No fundo da forma ela colocou uma fatia e também preencheu os espaços com pedaços menores de pão.

Pincelou todo o pão com a mistura de iogurte com maionese.
Colocou metade da mistura de frango.
Cobriu com fatias de pão, mas agora sem colocar nas bordas.
Molhou com a mistura de iogurte e maionese.
Colocou o restante do frango.
Terminou com pão, pincelado com iogurte e maionese.

Deixou gelar até o dia seguinte, então desenformou, virando em um prato, para deixar a borda arredondada para cima. passou maionese em toda a volta da torta e decorou.

Para a decoração pode-se variar bastante: claras picadas, gema picada, lascas de azeitonas, pepinos picados ou em tiras, cenoura ralada ou picada e cozida, pimentinha de bico, use a imaginação.

A torta fica bem molhadinha e é uma delícia! Olha a foto:


Nenhum comentário: