sábado, 2 de dezembro de 2017

Azeitonas Armênias

Na nossa culinária Armênia, usamos muita azeitona, mas a preta, não salgada, e em conserva de azeite extra virgem.

Para fazer é bem simples, dessalgue a azeitona, o mesmo processo do charque ou bacalhau, coloque numa tigela e cubra com água, troque umas 3 vezes ao dia, durante dois dias no mínimo e três no máximo, vai depender do quanto gosta de sal, por isso vá provando nas trocas de água a partir do segundo dia.

Quando estiver no ponto de sal da sua preferência, escorra toda a água e seque as azeitonas em um pano de algodão limpo.

Coloque em um vidro limpo e cubra com um bom azeite extra virgem. Feche bem o vidro e deixe descansar por pelo menos uma semana, para a azeitona curtir bem.

Fica ótima para servir como acepipes.


Curiosidade: Uma refeição típica dos Armênios e que causa estranheza aos Brasileiros, é servir pão, melancia, queijo branco e azeitonas. Cresci comendo isso, principalmente em dias quentes. Assim como os Italianos, que em época de escassez comiam muita polenta, os Armênios comiam melancia, uma fruta fácil de conseguir. Ano passado servi esta combinação numa releitura, como entrada no Menu Degustação de Culinária Armênia.



Aqui a entrada do Menu Degustação, além da melancia com queijo branco e azeitona preta,
preparei também chancliche temperado, homus servido sobre pão e kibe de lentilha


Nenhum comentário: