sábado, 2 de dezembro de 2017

Sorvete de cacau com biomassa de banana verde

Meu filho de 3 anos adora sorvete, mas eu procuro dar a ele alimentos mais saudáveis e os sorvetes são cheios de gordura hidrogenada e conservantes. Bolachinha recheada ele nunca comeu, nem provou refrigerante (me orgulho disso).

Esta receita de sorvete foi minha amiga Miriam Gassen que passou, eu só adicionei o cacau, porque achei que a original estava doce demais - aqui em casa gostamos de doces pouco doces. E o Enrico adora cacau, o leite dele é misturado apenas com cacau e sem açúcar.

Leve ao fogo em uma panela:

1 caixa de leite condensado
2 gemas
3 colheres de sopa cheias de biomassa de banana verde
2 colheres de sopa bem cheias de cacau peneirado

Cozinhe como se fosse um brigadeiro, depois de encorpar, adicione uma caixa de creme de leite, siga mexendo em fogo baixo por mais alguns minutos. desligue o fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar totalmente. Quando isso acontecer, bata bem com a batedeira, para fica bem, bem cremoso.

Bata também as 2 claras em neve, ponto de corte, e adicione delicadamente à massa de sorvete. Misture de fora para dentro e de baixo para cima, isso garante uma massa mais aerada e macia.

Está pronto, só levar ao freezer e deixar firmar. Eu faço a receita dupla, que vai render em torno de 1,3 Kg de sorvete.

Se preferir uma versão mais doce, pode fazer sem o cacau e servir com calda de frutas vermelhas cítricas, para dar uma equilibrada no sabor.

Olha o passo a passo:

 

 

 

 



Nenhum comentário: