sábado, 2 de dezembro de 2017

Salmão com ervas e purê de batata doce com gorgonzola

Ganhei o Rosé da Boscato do admirável Clóvis Boscato, um empreendedor que vale a pena conhecer e sentar para conversar. Ele recomendou uma harmonização com salmão ou pizza. Optei pelo salmão.

Fiz uma receita simples e fácil, a proposta era deixar o vinho ser a estrela da noite. Usei um filé premiun com aproximadamente 750 gramas, temperei com lâminas de alho, folhas de manjericão fresco e alecrim (ambos da minha hortinha de apartamento), sal marinho moído na hora e azeite extra virgem. Assei em forno pré-aquecido a 200⁰C (não marquei o tempo, mas reconhecer o ponto do salmão é fácil, também pode testar com garfo na parte mais carnuda). Fiou perfeito, não deixei secar, ele manteve sua umidade.

Para fazer o purê de batata doce siga sua receita de purê tradicional. Usei três batatas pequenas, cortei em rodelas e cozinhei em água e sal. Quando macias, desprezei a água, adicionai um naco de manteiga (por favor, não use margarina!) e misturei. Acrescentei uma colher de sopa rasa de requeijão, um pouco de leite para acertar o ponto e por fim cerca de 150 gramas de queijo gorgonzola esmigalhado com um garfo. Misturei bem para encorpar. Nunca tinha feito, ficou uma delícia.


Sem fotinhos:



Nenhum comentário: