sexta-feira, 24 de junho de 2011

Risoto ao funghi + pastinhas

Faz um mês que não publico... a agitação voltou e meu tempo para fazer as comidinhas está curto, estou com saudades do meu blog!
No início de junho estive em Floripa, a trabalho, e meus colegas e novos amigos pediram para eu preparar alguma coisa para eles, aqui vai o menu:


Entrada
Pastas de salsa, manjeticão e atum
Torradinhas

Prato principal
Risoto ao funghi

Salada
Folhas verdes com manga
Molho de bergamota

Sobremesa
Pudim de leite condensado
Musse de maracujá

Fizemos na casa da Jacqueline, que tem uma cozinha perfeita para mim, que gosto de cozinhar.


Vou começar pelas pastinhas, bem fáceis de preparar e ficaram deliciosas.
Pastinha de atum: uma lata de atum em água, 1 dente de alho, 100 g maionese e 1/3 de pote de iogurte natural. Amassei o atum (drenado) e misturei a maionese e o iogurte, por fim o alho picado.
Pastinha de manjericão: um maço pequeno de manjericão, 2/3 pote de iogurte natural, ¼ de ricota, 2 dentes de alho. Piquei bem miúdo o manjericão, amassei a ricota  piquei o alho, misturei tudo.
Pastinha de salsa: ¼ de ricota, 200 g de maionese, ½ molho de salsa, pimenta à gosto. Amassei a ricota, piquei bem miúda a salsa e misturei tudo.

Enquanto a turma se deliciava com esta entrada eu fui preparando o prato principal.
Usei as seguintes quantidades (para 14 pessoas):
1 kg de arroz arbório
80 g de funghi
3 cebolas
1 garrafa de vinho branco seco
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de requeijão
200g de queijo parmesão ralado
Sal
Pimenta
Alho
Azeite

Mas já adianto, ao meu gosto faltou funghi, poderia ter usado pelo menos mais 40 g ou até mesmo mais 80 g.
Primeiro hidratei o funghi, fervendo por poucos minutos, de 3 a 5 no máximo, retirei da água e piquei-os. Reservei a água do cozimento.
Aqueci o azeite em uma panela grande, dourei as cebolas picadinhas com o alho e acrescentei o funghi. Fui colocando o arroz e o vinho aos poucos e mexendo sempre. Juntei a água de cozimento do funghi e aos poucos fui colocando água quente para hidratar o arroz. A cada mexida mais um pouco de água até que o arroz ficasse macio, sem deixar secar. Acrescentei sal e pimenta. Ao final coloquei a manteiga, o queijo e o requeijão. Pronto! O segredo é colocar a água aos poucos, mexendo sempre e comer imediatamente, para não secar.

A salada foi feita com folhas rasgadas de alface americana, rúcula e manga picadinha, para acompanhar fiz um molho com suco de bergamota, um pouco de mostarda de dijon, azeite e uma pitada de sal.

A sobremesa foi a Jacque quem fez, um clássico pudim de leite condensado e uma musse de maracujá perfeita (que eu amo!).



Estou aguardando as fotos, assim que chegarem eu publico.
Chegaram as fotos, aí estão!


Nenhum comentário: