segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cuscuz de costelão

Primeiro mostrarei a foto do costelão...


Normalmente gaúcho faz carreteiro com a sobra do churrasco, eu fiz um cuscuz.
Minha amiga Penélope Barp costuma reclamar que não chamo ela para compartilhar minhas comidinhas, mas é que não é nada planejado... sai tudo na hora. Veja bem, essa receita era para ser um spaghetti com molho de carne, mas ao abrir o armário para pegar a massa vi a caixa de cuscuz e pensei... será que fica bom? Pois não é que ficou?

Fritei uma cebola média, cortada em cubinhos, depois juntei a carne (costelão) desfiada, parecia até carne seca, dava para fazer um ótimo escondidinho. Temperei com pimenta e alho (sal não). Por fim acrescentei um pouco daquele molho de tomate italiano, não muito, o bastante para deixar uma mistura molhadinha, mas não para empapar o cuscuz.

Preparei então o cuscuz, uso aquele italiano que vem numa caixinha amarela. Para uma xícara de cuscuz, fervi duas de água com uma colher de sopa de óleo e uma colherinha de sal. Retirei a panela do fogo e joguei o cuscuz nesta água, deixei descansar por uns 3 minutos, ele absorve toda a água. Então coloquei uma colher de manteiga e levei ao fogo, misturando até a manteiga derreter.

Feito isso juntei a mistura de carne, misturei bem. Coloquei salsinha picada e misturei mais.
Untei uma forma com azeite de oliva, ajeitei uns ovos cozidos no fundo e cobri com o cuscuz, apertando bem, depois desenformei e larguei umas rodelas de tomatinho pera por cima.
Confesso que não me puxei na decoração, tava com pressa, mas ainda farei um cuscuz como manda a tradição, cheio daquelas coisas coloridas.

Quase não tirei foto, pois não tava apostando na aparência da minha criação, mas o importante é que ficou bom, muito bom.


Nenhum comentário: