terça-feira, 4 de outubro de 2011

Torta caprese

Hoje é dia de receitas das amigas, essa foi enviada pela Lúcia Gross.

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
5 colheres de sopa de margarina
1 ovo
1 colher de café de sal

Misturei bem os ingredientes, inicialmente com uma colher e depois com a mão, para dar a liga certa. Distribuí a massa em um refratário redondo e canelado, cuidando para não deixar as laterais muito grossas. É preciso furar o fundo com um garfo para não criar bolhas na massa. Assei em forno quente, à 180ºC até ficar levemente dourada.

Recheio:
1 peça de ricota (entre 350 e 400 g)
1 pote de creme de ricota
Orégano e sal

Com um garfo despedacei a ricota, juntei o creme de ricota e amassei bem, formando uma pasta. Juntei o sal e o orégano. Depois de assar a massa, distribuí o recheio sobre ela.

Cobertura:
Queijo minas padrão
Tomate
Molho pesto (opcional)
Manjericão

Fatiei finamente o queijo minas padrão e cobri o recheio da torta, fiz o mesmo com dois tomates pequenos e distribuí as fatias sobre o queijo minas padrão. Levei para assar em forno médio até o queijo derreter levemente. Retirei do forno e deixei esfriar um pouco.
Joguei displicentemente uma pequena quantidade de molho pesto (ver receita neste blog) sobre os tomates (isso é opcional, não está na receita da Lúcia) e depois cobri com várias folhas de manjericão. Como adoro manjericão, quase cobri toda a torta com folhas, mas quem quiser pode usar menos.


Nenhum comentário: