quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Leve lembrança

Sim, sim, minha memória virou numa leve lembrança.
Achei essa foto, que não é muito antiga, tirei em 20 de agosto... mas conseguir lembrar o que é...não teve jeito.

Me parece um filé de peixe gratinado com brócolis. Só tenho certeza de algumas coisas:
1º Ficou muito bom.
2º O molho bechamel foi feito por mim.
3º A maionese caseira também estava deliciosa, com folhinhas de manjericão.

Fica a foto para dar água na boca...



Gnhocchi com zucchini e gorgonzola

Em algum lugar da Itália minha irmã comeu um prato parecido, porém com pecorino. Minha versão é com gorgonzola, mas na próxima testarei o pecorino.

Comecei com as abobrinhas italianas, usei duas, fatiadas muito finamente e temperadas com sal e pimenta vermelha (faltou o alho que o Seu Vânius Corbellini usava na sua receita, só que com massa e não nhoque). Aqueci uma frigideira alta com azeite virgem e coloquei as abobrinhas, virando vez que outra, até que elas ficassem macias, cozidas, mas inteiras. Reservei.

Preparei meio pacote de nhoque, aquele da Banca 38 do Mercado Público, que eu adoro. Reservei.

Em outra frigideira derreti um bom pedaço de queijo gorgonzola, acho que uns 200 gramas. Despejei sobre o nhoque, dei uma leve misturada, depois juntei as abobrinhas e terminei de misturar.

Pronto, é só isso, super fácil e delicioso. Confira aí na foto:


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Aproveitando a geladeira

Meu Deus!!! Um mês sem postar nada... tenho viajado muito e quando estou em casa mal tenho tempo para criações. Hoje mesmo foi um aproveitamento do que já tinha pronto na geladeira. O legítimo "Restê dontê".

Tinha sobrado de ontem um arroz integral, peito de frango grelhado, duas claras de ovo.
Então reguei azeite em um refratário, coloquei uma camadinha de arroz, por cima o frango super picado e finalizei com uma misturinha feita de ricota (esmigalhada com um garfo), nata (coisa pouca, só para dar liga), as claras batidas, um tanto de queijo ralado (tipo grana), pimenta do reino moída na hora, sal marinho moído na hora e orégano. Decorei com cogumelos baby e levei para assar.

Ficou beeem interessante.
Para acompanhar, mais um fio de azeite (no meu caso cerca de meio novelo, pois um fio é pouco) e um cálice de vinho tinto.