quarta-feira, 2 de março de 2011

Tiramisu

Esse tiramissú leva um falso mascarpone, não é exatamente a mesma coisa que o original italiano, mas fica uma opção deliciosa e muito, muito mais barata que este queijo maravilhoso.

Na batedeira, bati três gemas com nove colheres de sopa de açúcar até que obtive um creme esbranquiçado. Acrescentei duas xícaras de creme de leite (gosto de usar a marca Santa Clara, que é mais firme), ½ xícara de chá de cream cheese (tem que ser da marca Philadelfia, senão não dá o mesmo gostinho e ponto) e três colheres de sopa de vinho tinto e bati até que ficou homogêneo. Reservei.
Bati três claras em neve com duas colheres de açúcar. Despejei no creme e misture delicadamente. É importante misturar de baixo para cima, devagar, para não desmanchar as claras. Reservei novamente.
Misturei em uma tigela ½ xícara de água, ½ xícara de chá de café bem forte (não vale usar café solúvel, tem que ser infusão mesmo, tem uma dica no final desta receita), três colheres de sopa de licor de café e molhei dez ou mais (conforme a preferência e tamanho do prato) biscoitos nessa mistura. Distribuí os biscoito em um prato não muito fundo. Cubri com o creme reservado e polvilhei o chocolate em pó, com auxílio de um coador de trama bem fina, isso dá aquela aparência homogênea na decoração. O melhor é servir bem gelado, então é preciso ter forças para não atacar o prato logo após terminar o preparo ;)

Dica: Para um café bem forte, utilize 3 colheres (sopa) cheias de pó de café para 1 ½ xícara (chá) de água.

2 comentários:

Andrea disse...

Katia! Que delicia q deve ficar! Bjs!

Carla Mannino disse...

Outra deliFaaaa...