Meu marido é italiano e seu prato preferido é lasanha, então no Dia dos Pais preparei uma com esmero, mas acreditem, não fotografei!!!! Pior, não tiramos nenhuma foto dele com os filhos...afff.
Mas ficou tão boa que resolvi postar assim mesmo, afinal, lasanha é bom demais, nem precisa de foto.
Gosto de seguir receitas, mas também gosto de inventar e para esta fiz tudo diferente, molho branco mais líquido para ficar bem molhadinha e uma única mistura de recheio, sim, eu misturei tudo.
Usei:
1/2 Kg de carne bovina moída
1/2 Kg de queijo mussarela
1 L de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga sem sal (manteiga! margarina não vale)
Cravos da Índia
Noz moscada
Sal
4 tomates grandes picados
1 cebola picada
2 dentes grandes de alho picados
azeitonas verdes picadas
Páprica picante
1 pacote de massa fresca para lasanha
Primeiro preparei o molho de carne:
Aqueci uma panela grande com um pouco de óleo, coloquei a carne para cozinhar, mexendo para desmanchar e não formar grumos grandes. Quando cozida, juntei a cebola e o alho, deixei cozinhar até ficar transparente, então misturei o tomate e as azeitonas, fui colocando água aos poucos para deixar o molho consistente, porém molhado. Acertei o sal e coloquei um pouco de páprica picante. Quando estava bem aromático, desliguei o fogo e reservei.
Para o molho branco:
Fervi o leite com os cravos (dentro de um porta temperos, daqueles próprios para fazer bouquet garni), noz moscada ralada na hora e sal. reservei. Derreti a manteiga, sem deixar fritar, juntei a farinha de trigo e fui mexendo para cozinha-la. Deixei dourar levemente, então fui colocando o leite aos pouco e com um batedor fouet fui mexendo sem parar. No final deixei cozinhando mais um tempo e ao desligar o molho estava bem mole, cheguei a penar em engrossar, mas deixei assim.
Então, pasmem, misturei os dois molhos, o que facilitou muito a montagem.
Num prato refratário fiz uma cama com o molho e coloquei a primeira folha de massa, uma por camada, fica certinho neste prato que tenho, coloquei mais molho e cobri com fatias de mussarela. Fiz isso até terminar a massa (na verdade sobraram duas folhas de massa), o molho e o queijo, sendo que a última camada foi o queijo.
Montei na véspera, então guardei na geladeira, por isso queria um molho mais líquido, caso contrário no dia seguinte estaria seca demais e nada pior do que lasanha seca. Na manhã seguinte, tirei da geladeira 1 hora antes de levar ao forno, que já estava pré aquecido, e assei com o prato coberto pelo papel alumínio e depois mais um tempo sem, para dourar o queijo.
Não marquei o tempo de cozimento, mas dá para deixar uns 30 minutos a 180 graus e depois mais uns 10 ou 15 sem o papel para dourar o queijo.
Se preferir um pouco mais firme é só aumentar a farinha, lembrando que a manteiga acompanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário