terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Berinjelas recheadas









Enfim a última receita deste dia, que acabou se transformando em duas.
Usei duas berinjelas grandes, cortei ao meio no sentido longitudinal e retirei boa parte da polpa, coloquei as quatro metades de molho em água com sal por 30 minutos, depois lavei e sequei com papel toalha. Piquei a polpa e levei ao fogo com uma pitada de sal e pasta de alho, depois de cozida, reservei. Piquei uma cebola grande bem, bem miudinha, fritei com pouco óleo e juntei uma quantidade de carne moída, creio que uns 400 gramas, temperei com cominho, zaatar, pimenta síria e pimenta do reino, depois acertei o sal. Não deixei a carne secar totalmente, juntei a polpa reservada e com esta mistura recheei as quatro metades das berinjelas.
Duas metades eu cobri com queijo minas frescal ralado e tomates cerejas fatiados, por cima espalhei orégano.
As outras duas cobri com uma pasta de pimentões vermelhos e hortelã picadinha. A pasta fiz assim: assei o pimentão como se fosse fazer o napolitano, descasquei, piquei em cubos pequenos, levei ao fogo com um pouco de azeite, pasta de alho e sal e refoguei com alguns minutos, cerca de 5 ou 6 min. Então espalhei esta pasta sobre as berijelas.
Antes de levar o forno, reguei com azeite as quatro metades, é bom deixar para fazer isso só nesta hora, pois a berinjela absorve demais o azeite. Assei em forno médio até ficarem com a aparência das fotos. Ainda não provei, será o meu jantar, só não decidi ainda qual das duas comerei... acho que a de pimentões vermelhos.

Nenhum comentário: