quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tilápia com cebola agridoce

Gente, a foto não está à altura do sabor. Foi uma alquimia maluca que fiz na hora, fui olhando para a geladeira e para o armário de temperos e acreditando que ficaria ótimo fui misturando tudo.
Para não perder o costume, fiz tudo à olho, então não tenho como precisar as quantidades.

Usei mais ou menos isso:
Numa panela grande despejei uma quantidade de azeite de oliva, acho que o suficiente para cobrir 1/3 do fundo da panela, outra quantidade de aceto balsâmico, acho que para mais ou menos 1/4 do fundo da panela, 1 colher de sobremesa rasa de mostarda de Dijon. Fatiei em nuvens 1 cebola grande e usei mais uma metade, depois de aquecer a panela coloquei as cebolas e fui mexendo para doura-las. Juntei mais ou menos uma colher de sobremesa de mel e despejei mais um tanto de azeite, para fritar melhor as cebolas.

Antes disso tinha colocado três filés de tilápia para temperar, com vinho branco seco, pimenta do reino e sal.

Depois de deixar as cebolas cozidas, ajeitei os filé sobre elas e tampei para cozinhar no bafo. Acrescentei aos pouco vários pouquinhos de vinho branco seco, para formar um molhinho denso, o sal deixei apenas o do peixe, não acrescentei mais nada. Ao final, joguei umas alcaparras por cima e outra viradinha de vinho.

Voilá.
Estava pronto o melhor peixe que já comi na vida, o sabor foi indescritível, parece exagero, mas realmente nunca comi nada igual.


Um comentário:

Míriam Gassen disse...

Só de ler já fiquei com água na bôca!!! Delícia!
:)